top of page
  • athenaengenharialtda

Pagamento por serviços ambientais (PSA)


O QUE SÃO SERVIÇOS AMBIENTAIS

Serviços Ambientais são os serviços prestados pela natureza por meio dos ecossistemas e que sustentam a vida no planeta e beneficiam toda a sociedade. Nenhuma indústria seria capaz de fabricar estes serviços e nós, seres humanos, na maioria das vezes nos beneficiamos deles: utilizamos oxigênio, madeira, água, alimentos, insetos polinizadores, remédios e combustíveis que asseguram a nossa existência e o nosso conforto.

O QUE É PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS (PSA)

Para conservação destes serviços ambientais, surgiu nos últimos anos a possibilidade de oferecer incentivos econômicos para a conservação da natureza, sendo o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) uma das ferramentas mais utilizadas atualmente. O PSA tem como principal objetivo conceder incentivo econômico a proprietários ou possuidores de imóveis rurais ou urbanos que possuam áreas naturais capazes de fornecer serviços ambientais.

As áreas naturais são as principais fornecedoras de serviços ambientais e como no Paraná boa parte dessas áreas está em propriedades particulares, é importante incentivar que os proprietários conservem. Nada mais justo então, do que premiar quem conserva a natureza e gera benefícios para toda a população.

COMO SE INSCREVER

Organizar toda a documentação indicada no Edital e levá-la presencialmente na sede da SEMA em Curitiba, ou enviá-la por Correio via SEDEX com aviso de recebimento (AR).

ETAPAS DO EDITAL

  • Seleção das RPPNs

  • Divulgação dos proprietários que receberão a Vistoria Técnica em campo para definição das ações de melhoria das RPPNs

  • Assinatura do Termo de Compromisso

  • Monitoramento ambiental e pagamento

QUAL O VALOR DOS PAGAMENTOS

Os proprietários selecionados e que realizarem as ações de melhoria do serviço ambiental previstas receberão entre R$ 10.000 e R$50.000 por ano, de acordo com as características das RPPNs.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page